16 outubro 2007

ÉDEN volta a ser publicado no Brasil


ÉDEN de Hiroki Endo, voltou a ser publicado no Brasil pela Panini, após um hiato de 2 anos. Segundo informado na própria revista (nº 21), a série foi paralisada na edição 20 brasileira por ter alcançado as edições originais japonesas. Desta vez, foi fechado um contrato para publicar a série até a edição 32. Terá periodicidade bimestral e mantém as especificações anteriores, com onomatopéias traduzidas e sentido de leitura ocidental, 128 páginas, formato 13 x 18 cm e preço R$ 5,90.

Conforme comentado em um post de 2005, é um quadrinho da mais alta qualidade, com traço belíssimo, bem diagramado e muito importante, estória envolvente, sendo um ótimo entretenimento.

A estória de ÉDEN, no início, parecia ser mais uma ficção científica pós-apocalíptica, mas para minha surpresa, a estória sofreu várias reviravoltas e está cada vez mais densa. Não existem heróis no sentido clássico e as personagens são pessoas comuns em situações extremas. As cenas são bem violentas, de um realismo que beira o surreal (ver cabeças serem cortadas pela metade na diagonal não é exatamente um cena corriqueira). Mas a violência não é gratuita.

Uma característica diferente neste título, é que nenhum personagem é poupado. Por mais carismático que seja, pode ser morto e descartado num piscar de olhos. Quase sempre, quando começamos a nos apegar a alguém na estória, esta pessoa é morta, criando uma sensação incômoda de insegurança.

Vale uma conferida!

Nenhum comentário: