20 março 2008

Morre Arthur C. Clarke

Morreu aos 90 anos de idade, Arthur C. Clarke, um dos mais importantes autores de livros de ficção científica e considerado o mais realista, uma vez que suas estórias contém elementos precisos de ciência. Seus livros são portanto, fantasias científicas.

A sua obra mais conhecida foi o conto "The Sentinel" que deu origem a obra-prima em forma de filme, "2001: uma odisséia no espaço", pelas mãos de Stanley Kubrick.

Arthur C. Clarke foi cientista, tendo desenvolvido o conceito de satélite geoestacionário, atualmente utilizado amplamente nas comunicações mundiais (telefonia, tv, etc).

Alguns livros fantásticos:

O Fim da Infância (Childhood's End) - uma análise do futuro da evolução humana a partir da chegada de uma raça estranha à Terra.

Encontro com Rama (Rendevouz with Rama) - Um objeto gigantesco entrando no nosso Sistema Solar é mais tarde identificado como um cilindro com formas perfeitas, o que indica ser um objeto artificial e portanto, criado por alguma inteligência alienígena. Seria o contato em primeiro grau da humanidade? O ator e produtor Morgan Freeman está tentando produzir um filme a partir deste livro.

Canções de uma Terra Distante (The Songs of Distant Earth) - Thalassa era um paraíso na Terra. A sua beleza e vastos recursos deram a seus habitantes uma sensação de perfeição. Mas, em seguida, quando Magellan chega, transportando consigo um milhão de refugiados dos loucos últimos dias da Terra, parece ser o fim do paraíso.

As Cidades e as Estrelas (The City and the Stars) - a mais de um milhão de anos no futuro ninguém mais se lembra dos outros seres inteligentes que o homem viu no universo. A última cidade sobre a Terra é controlada por um computador e os seres humanos são nascidos em provetas. Lindo e poético.

As Fontes do Paraíso (The Fountains of Paradise) - A vida do antigo rei Kalidasa prefigura as aventuras de engenheiro Vannevar Morgan, em sua determinação obcessiva em construir um elevador espacial. Partes no romance incluem a colonização humana do sistema solar e o primeiro contato com inteligência extraterrestre. Clarke também levanta a hipótese que a religião em seres humanos é uma consequência da reprodução sexual, embora a idéia não desempenhe um papel central no romance. As Fontes do Paraíso ocorre no fictício país insular da Taprobane, descrito por Clarke como sendo "cerca de noventa por cento congruente com a ilha de Ceilão (atual Sri Lanka) ", onde o autor viveu a metade final de sua vida. As ruínas do palácio em Yakkagala como descrito no livro correspondem às ruínas em Sigiriya no Sri Lanka, na vida real.

Nenhum comentário: