09 junho 2007

Novos filmes baseados em HQ (Histórias em Quadrinhos)

Neil Gaiman comentou sobre o filme da Morte (na figura ao lado, uma versão minha), personagem do universo de Sandman (título responsável pela criação do selo Vertigo de quadrinhos adultos da DC Comics) baseado na mini-série Morte: O Alto Preço da Vida* e que será produzido por Guillermo Del Toro, diretor mexicano de O Labirinto do Fauno, Hellboy, Blade 2, entre outros.
No universo de Sandman, a Morte é um dos perpétuos, entidades que existem desde antes do início do Universo, assim como o Sandman que é Sonho, além de seus outros irmãos: Destino, Delírio, Desejo, Desespero, Destruição. Cada qual cuidando de um aspecto da existência e sentimentos humanos.
Morte: O Alto Preço da Vida conta como a cada 100 anos, a Morte passa 24 horas como humana para se lembrar o que é ser uma. E nesse dia, encontra-se com Sexton, um típico adolescente sem apego a vida, que passa a andar com ela e viver situações fantásticas. A estória é belíssima e sensível, além de ser um ótimo entretenimento. Quem sabe um dia ainda veremos Sandman nas telas grandes dos cinemas?
Outro filme que vem sendo prometido a anos é Watchmen, escrito por Alan Moore e desenhado por Dave Gibbons. Alan Moore, assim como Neil Gaiman, é inglês e foi responsável por várias das melhores estórias em quadrinhos, como V de Vingança, recentemente transformado em filme com Natalie Portman (Star Wars Episódios I, II e III, O Profissional, Closer - Perto Demais), e Hugo Weaving (Matrix, O Senhor dos Anéis), da melhor fase do Monstro do Pântano, criador de John Constantine, que também ganhou filme com Keanu Reaves (Matrix, Doce Novembro) no papel do cínico, sacana e irônico mago moderno que consegue até mesmo enganar Satanás (o que lhe custará uma recepção calorosa ao inferno quando morrer). Uma curiosidade: nos quadrinhos, Constantine foi concebido com a cara do Sting (cantor da banda The Police).
Watchmen está sendo dirigido por Zack Snyder, o mesmo de 300, filme também baseado em quadrinhos de autoria de Frank Miller, outra lenda viva. Watchmen foi uma obra divisora, assim como O Cavaleiro das Trevas de Frank Miller, que revitalizou o Batman nos anos 80, alterando os formatos das estórias em quadrinhos, elevando o nível literário e artístico. Os vigilantes (tradução de watchmen) são um grupo de super-heróis com personalidades realísticas e vivendo em um mundo alternativo, onde a Guerra do Vietnam foi vencida pelos norte-americanos.
--------------
* Publicado no Brasil, em 1994, em mini-série de 3 edições pela Editora Globo e recentemente republicado (2006) pela Conrad Editora em álbum de luxo que compila esta mini-série junto com outra: "Morte - O Momento da Vida", originalmente publicado pela Editora Abril em 1997, além de ilustrações e uma estória curta sobre prevenção de AIDS

Nenhum comentário: